Mais 2 saídas

Viva,

As últimas 2 saídas serviram de estreia ao novo carreto para pescas mais "agrestes". Após análise de prós/contras a escolha recaiu sobre o Penn Slammer III 3500.


O Slammer será para fazer conjunto com a Dialuna 2,90m em mares que solicitem mais do equipamento. O multi é o que uso por norma, SpiderWire Smooth 8 em 0,14mm.

Em termos de tamanho é basicamente o mesmo que o Daiwa Ballistic EX3000h que uso há 3 anos.



Excepção feita apenas na pega, que é bastante maior sendo muito confortavel em uso.


Na primeira saída notei que se esforçava um pouco quando trazia peso. Algum lixo que andava na água e se agarrava na linha, sentia o carreto em esforço. Mas acabou por passar rápido e começou a trabalhar a 100%.

Logo na estreia ( e felizmente tem sido raro gradar na estreia de material) colocou em seco 3 peixes ( 2 robalos e 1 baila)




Um dos robalos tinha 45cm mas foi devolvido assim como o segundo que era bem mais pequeno.

Acabei por reter a baila e oferece-la ao companheiro que foi comigo. Teve um peixe cravado que perdeu na escoa, e que ainda chamou por mim mas nem o ouvi.


A foto acima foi tirada no final da estreia e o enrolamento está perfeito. Sem necessidade de colocar/retirar as anilhas de origem.

Material:

Cana: Shimano Dialuna
Carreto: Penn Slammer III 3500
Multi: Spiderwire Smooth 8 0,14mm
Leader: Berkley Trilene 100% Fluorcarbon 0,43mm

Como fiquei desconfiado do comportamento inicial, abri o carreto para validar a lubrificação.


Acabei por colocar mais massa (uso a da Penn), colocar o vedante no sitio e está pronto para outra.


Na segunda saída acabou por fazer mais 4 peixes (apenas tenho fotos de 3 robalos já que a baila desferrou em sitio que foi só ajeitar com o pé e seguiu caminho) e perdi o que seria o quinto que resolveu armar-se em teimoso e ficar todo molhado no mar.



Nesta segunda saída todos os exemplares foram devolvidos. Um robalo de 46.6cm (primeiro), outro de 48cm (segundo) e um minorca que nem medi (última foto).

A minha medida minima continua nos 50cm, não são 49 nem 49,5cm. Ou está nos, ou maior que, 50cm certos ou volta para o charco. Para mim é uma questão de sustentabilidade e de fazer a minha parte. Da mesma forma que não vão ver fotos de grandes pescarias com muitos exemplares. Faz parte da minha forma de pescar e de ver a pesca. Não é quantidade, é qualidade. E a qualidade nem sempre é um exemplar enorme. Por vezes um pequeno exemplar para devolver, apanhado com o equipamento certo faz toda a diferenca e permite-me desfrutar daquilo que considero ser a minha essência enquanto pescador.

Tudo o resto, cada um sabe de si. Eu vivo bem com a minha consciência assim!

Material:

Cana: Shimano Dialuna
Carreto: Penn Slammer III 3500
Multi: Spiderwire Smooth 8 0,14mm
Leader: Berkley Trilene 100% Fluorcarbon 0,43mm
Agora sim para terminar, carreto a funcionar a 100% e sem soluços.

Dois dias de pesca, 7 peixes apanhados ( 1 retido para oferecer e 6 devolvidos) e 1 perdido.


Comentários

  1. Excelente report e atitude de conservação. Também eu estou a tentar seguir esse bom exemplo e libertar quakquer captura abaixo dos 50 cm )nem sempre é facil para quem tem racios de capturas baixas).
    O Penn Slammer II e um espetaculo mde carreto, também ando com olho nele à já algum tempo. Está na minha lista de +resentes para o Pai Natal, ao lado do novo STRADIC FL.
    Parabens e obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa nada ;). Fotografar para recordação e estatisticas e libertar. É preservar aquilo que gostamos de fazer. Acaba por fazer parte da evolução de cada um. Há 10 anos atrás era menos seletivo. Entretanto a mentalidade mudou, assim como a forma de encarar a pesca. Em relação aos carretos, são a meu ver, muito distintos. O Slammer é carreto para "sofrer". Poço de força, IPX6 para prevenir a entrada de água. Muito mais pesado, menos suave, mas é aquilo para que o quero. Andar descansado com entradas de água e ter algo fiavel para pescar em mares mais complicados. De resto o meu Ballistic com 3 anos tem estado mais do que à altura do que lhe tenho pedido. Ficou logo pago em pouco tempo com bons peixes que me tirou. De resto nunca foi aberto nesses 3 anos e continua a funcionar na perfeição. O único stress que me deu foi a mola da asa de cesto, que troquei por outra e voltou à carga. Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares