domingo, 26 de fevereiro de 2017

Um peixe que não deveria ter sido

Este é um post que ainda ponderei não escrever, talvez até mais por vergonha pessoal...

Sacrificar um peixe ovado é um ato no qual não me revejo. Não faz parte do meu modo de viver, e estar, na pesca. É algo que até costumo condenar.

Não servem as desculpas do "ah e tal se não fosse eu seria outro", "o mais provável era que fosse apanhado numa rede", etc...

Pois... Talvez tivesse deixado ser "outro" a fazê-lo.. Ou dado a hipótese de ser apanhado numa rede...

Nunca é apenas um peixe que se sacrifica... São vários... Não é apenas 1 peixe que vai fazer a diferença daqui a uns anos... São todos aqueles que são apanhados com este mesmo pensamento...

Com muita sorte, 1 peixe ao desovar põe cá fora milhares de peixes... Desses milhares imaginemos que apenas 5 peixes chegam a tamanho adulto... Agora façamos as contas a, por exemplo, 50.000 pescadores, cada um a a apanhar 1 peixe ovado:

5 futuros peixes adultos X 50.000 pescadores = 250.000 peixes que nunca terão a hipótese de crescer... Agora imaginem que na altura da desova cada pescador retém 4 ou 5 destes peixes ovados... Ou que o número de pescadores aumenta... E adicionem ainda os que ficam nas artes de pesca, sejam elas legais ou ilegais... É um abuso!!!

Não são só os ditos "profissionais" e as redes ilegais caladas em local proibido... As asneiras que fazemos refletem-se no futuro... É fácil culpar o "outro" quando tantas e tantas asneiras fazemos e somos nós o "outro".

Mas o que fiz, está feito!!! Fiquei a pensar nisso no resto da jornada e houve uma altura que ainda pensei em devolve-lo mas a corda já havia danificado bastante as guelras. Ainda assim, considero que teve um fim digno... A asneira do pai, serviu para o filhote delirar, como de costume, ao ver o "peixe, peixe, peixe, peixe" e adorou comer ovas cozidas.No que a peixe diz respeito, espero ainda lhe arranjar muito para comer... No que toca Às ovas já tenho as minhas dúvidas.



Cana: Majorcraft Skyroad Seabass SRK-962ML 10-30g
Carreto: Daiwa Ballistic EX 3000H
Multi: Spiderwire Stealth Code Red 0,17mm
Leader: Berkley Trilene 100% Fluor 0,43mm

1 comentário:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=FCEOfZV1OaU

    Sustentabilidade é necessária!

    ResponderEliminar