Transporte - Amostras e material variado

Viva,

Hoje deixo mais um comparativo, mas agora ao nível do transporte do nosso material (amostras, clips, leaders, tesouras, alicates e afins)...

São várias as opiniões, desde a bolsa com alvéolos para as amostras, mochilas, sacos à tiracolo, etc...

Costumo utilizar várias formas de efetuar o transporte e sempre de acordo com o pesqueiro e o tempo dependido na jornada.

Depois de várias tentativas, e material testado, fiquei-me pelo seguinte:


  • Bolsa de transporte Abu Garcia
  • Bolsa de Amostras da Barros
Por vezes uso uma das bolsas em conjunto com a mochila. No caso de jornadas mais largas, a mochila acaba por ser um bom aliado para transporte de maior peso (água, comida, roupa e se tiver sorte, peixe 😀).


Começo pela bolsa da Abu Garcia visto que é a minha preferida e a que mais uso.

Posso afirmar que foram os 13,08€ mais bem gastos em pesca que investi!! Deparei-me com ela por mero acaso no Aliexpress (podem clicar aqui ) visto que sou um apaixonado pela marca e pela qualidade da mesma.



Serve perfeitamente para guardar as 2 caixas de amostras que costumo usar no compartimento principal, a bobine do leader, clips e uma máquina fotográfica no outro compartimento.

Nota: As caixas são ambas duplas e de tamanho 20cm x 17cm x 4.7cm





No exterior tem mais uns compartimentos e argolas que são bastante úteis. Tem 2 compartimentos fechados a velcro, e com uma argola por baixo... Perfeito para prender (na argola) e guardar uma tesoura (num dos compartimentos). Tem ainda compartimento para colocar um alicate preso com o extensor. Uma argola para o grip do peixe... Basicamente serve para colocar todo o material que usamos!!!

Compartimento para alicate c/ velcro e argola

Argola para grip e extensor. A fita laranja tem uma tesoura que fica guardada


A nível de conforto, é acolchoada por fora na zona de contacto com o corpo e possui 2 cintas para ficar bem segura e não se deslocar (uma de cintura e outra à tiracolo. Ambas as cintas não são removíveis ). É das coisas que mais me chateia é ter a bolsa de amostras a descair na cintura 😠. No caso da bolsa de Shimano fiquei com a sensação que foi pensada e fabricada para asiáticos pequenos, e não para modelos como eu que peso 100kg... Para apertar o cinto original da bolsa quase que tinha de desmaiar de tanto encolher a barriga (e não está assim tão grande... mas à semelhança dos ursos tenho de ter uma reserva de tecido adiposo para proteger do frio, e não está relacionado com a excelente dieta que faço... tirando os enchidos, cerveja, vinho, e todas as coisas boas que ingiro até me considero uma pessoa com uma dieta equilibrada, ou não!!!).



Idealmente, e devido ao tamanho, deve ser utilizada virada para a frente (no caso de termos a mochila ficam as costas livres) ou nas costas (com mochilas pequenas/médias dá perfeitamente. Com a minha de 40L já prefiro ter a bolsa virada para a frente).


A nível de qualidade é excelente!!! Os fechos estão imaculados sem ponta de salitre ou sujidade. Tenho o cuidado de a passar por água quando chego da pesca, e já conta com muitas pescas e várias imersões...

Fechos com utilização e apenas com desgaste na tinta - Foto tirada a 09/02/2017


São sempre os fechos, o ponto fraco das bolsas... Ganham salitre e oxidação facilmente o que não sucede com esta bolsa da Abu Garcia, pelo menos até ao dia de hoje!

Costumo passá-la por água doce, quando seca aplico WD40 (abro e fecho várias vezes para espalhar pelos fechos e depois aplico silicone em spray para lubrificar).


Outra das bolsas que costumo usar é a da Barros. Aqui sem qualquer preocupação com o salitre visto que não tem qualquer fecho e/ou parte metálica. A quem teve a ideia de conceber a bolsa desta forma, apresento os meus parabéns e agradecimento... Mas este é um dos pontos positivos! Mas tem os negativos... Os alvéolos interiores... Quem teve a ideia de colocar uns alvéolos pesadíssimos e abertos em baixo, não foi uma ideia muito feliz...

O interior é pesadíssimo, o plástico utilizado é demasiado grosso, o que o torna pesado, e não tiveram qualquer preocupação no corte do mesmo já que as 2 bolsas que comprei vinha mal cortado e cheio de limas. Podiam pelo menos ter a preocupação de passar uma lixa depois do corte para aparar as limas normais do corte...

Peso dos alvéolos
Fiquei preocupado quando coloquei os alvéolos na balança digital (pesa até 500g) e vejo no visor a palavra "Error"... Hmmmm... Vamos lá pesar com a digital do peixe... 770g só de alvéolos!

Se tivermos em conta que tem 15 compartimentos, e se colocarmos 15 amostras em que a média de peso sejam 25 gramas, temos 1.145kg de peso (25gramas x 15compartimentos + 770gramas dos alvéolos) só em plásticos!! Adicionamos o peso da bolsa e dos restantes acessórios (leaders, clips, tesoura, grip) e vamos a caminho dos 3kg (...).



Pessoalmente, os alvéolos não me chateiam já que não os uso... Se alguém os quiser que diga! 

Os alvéolos podem ser fechados com uma placa por baixo, cortada À medida do fundo da bolsa e furados para escoar água (como 770g não eram suficientes, ainda este vem arranjar soluções para ficar mais pesado!!! )


Dica: Para quem tem bolsas da Shimano (18 amostras) e precisem de outra porque os fechos entregaram a alma ao criador (leia-se salitre), os alvéolos cabem na perfeição nesta da Barros... Ficam com uma bolsa sem qualquer metal e com os alvéolos da Shimano (mais leves e com capacidade para mais 3 amostras).

Alvéolos Shimano (esq) VS Alvéolos Barros (dir)
Provavelmente os alvéolos de outras podem também servir, mas os da Shimano são os únicos dos quais tenho a certeza.


Pronto, já falei o suficiente do aspeto negativo! Vamos ao que a bolsa tem de bom.

A ausência de partes metálicas, e como referi acima, é de tirar o chapéu. No compartimento principal cabem perfeitamente as 2 caixas de amostras que uso (e no total pesam 800g - 2 caixas + 19 amostras). A diferença é bastante apesar de tanto alarido por 345g....

2 caixas de amostras na horizontal


As caixas na horizontal cabem mesmo À medida, mas para efeitos práticos deixo-as na vertical para terem mais folga e ser mais fácil tirá-las.

2 caixas na vertical

A tampa do compartimento principal fecha com segurança e não existe risco das caixas caírem.



No exterior temos mais 3 compartimentos... Um deles desenhado para o alicate, um onde permite guardar o leader e clips (atenção que este fecho é de velcro e abre com suma facilidade) e outro compartimento de velcro onde costumo guardar a corda com o mosquetão para transporte do peixe.





O grip costumo prende-lo na tampa do compartimento principal, já que possuí uma asa de transporte... Foi um detalhe da bolsa que gostei bastante e foi bem pensado!



O transporte em ação de pesca é assegurado também por 2 cintas, uma de cintura e outra à tiracolo onde ambas são removiveis. Pode ser usada apenas à cintura, apenas à tiracolo ou com ambas... Pessoalmente prefiro usar ambas por estas razões:

  1. Só cintura - A bolsa tende a não estar bem encostada ao corpo e fica um pouco na diagonal
  2. Só tiracolo - A bolsa tende a mexer-se em demasia, e torna-se incómoda
Com ambas as cintas a bolsa torna-se imóvel em ação de pesca... Quando preciso de algo que esteja na bolsa, ela desliza pelo cinto e permite facilmente o acesso ao interior.



Pessoalmente, tinha incluído umas argolas para prender os acessórios, já que as únicas disponíveis são as que prendem a cinta para usar à tiracolo e a do alicate.


Um dos acessórios que considero indispensáveis é esta bolsa para transportar uma garrafa de água. Leve, muito prática e confortável... Se não estou em erro, comprei-a na Decathlon, na secção do pessoal que vai para a rua cansar-se a correr (podia ter referido atletismo e/ou jogging para ser mais eloquente, mas não percebo porque razão as pessoas vão fugir para o meio da rua... Tirando apanhar um transporte público ou uma necessidade fisiológica mais urgente, não vejo sentido em andar a cansar-me a correr...).



O texto já vai longo e vou deixá-lo por aqui para não se tornar demasiado pesado de ler...

Comentários

Mensagens populares