Um tarequinho... que afinal era um tarolo!

Depois de no dia anterior, termos de abortar a pesca por motivos de força maior, ficou logo combinado que iríamos no dia a seguir... Já ia a caminho da estação de serviço para meter gasóleo quando recebi o SMS... Já que era para ir no dia a seguir, vou voltar para o aconchego do lar...

Novamente estudar as condições e.. hmmmm... para estas previsões vamos pescar numa banheira... Que se lixe... Ontem não fomos e já tínhamos o peixe "encomendado" então hoje apanhamos o peixe do dia e o de ontem...

Foi chegar, preparar o material e começar a caminhada até ao spot escolhido. Vimos ao longe uma luz de alguém que estava mais virado para o surfcasting e muita areia para dar ao chinelo. Frio e com estas condições estava no que esperava.

Primeiros lançamentos e mais uma vez as previsões batiam certo, mar sem força em cima e em baixo... Ok, talvez dê para enganar umas bailas (a moral continuava em cima, o peixe para apanhar era o do dia e do dia anterior).

Lança para aqui, lança para ali, desvia uns metros, lança, puxa, lança, puxa... Hora de trocar de amostra... Abre clip, amostra retirada e agarrada pelos lábios, abro a caixa e tiro uma que me parecia bem. Amostra no clip, e quando vou guardar a outra fico a olhar para uma amostra que estava na caixa e a pensar: "Ainda há pouco tempo te gabei, e estas condições que estão hoje são mesmo a tua cara!!!". Amostra para fora do clip e de volta para a caixa, e vai de meter aquela que me chamou a atenção.

Poucos lançamentos depois sinto um pequeno toque, deixo a amostra sem recolher um pouco, um pequeno toque e nova paragem, mais uns toques e arranco com ela e... já estás cravado. Faço a ferragem, recolho o tarequinho uns metros e chamo o meu parceiro, que vinham ai escamas pequenas para animar a malta. Já vinha ele a caminho quando do outro lado da linha, o tarequinho liga o turbo e o drag do carreto começa a cuspir fio a uma velocidade impressionante... "Oh pahhh... NUNCA pesco com o drag muito aberto, e tenho por norma quando vou a caminhar para a junto da água ajustar o drag. Isto não é nenhum tarequinho!!!!!!!!!!!!!". O drag trabalhava tão rápido que fui dando uma ajuda com a mão para travar as primeiras investidas, até que consegui fechá-lo mais um pouco mesmo estando já com uma resistência considerável.

Foram 5 arranques bem violentos, em que a cana não dobrava mais do que já estava... Peixe controlado e já meio cansado estava na hora de o começar a abeirar... Mais um problema, mar chão sem uma onda que ajudasse a mete-lo para seco... Fui controlando as últimas investidas já com ele quase a seco, e para ganhar melhor ângulo desloquei-me uns metros para trás enquanto o Ricardo controlava junto à água. Descansei quando o vi puxar do grip e dobrar-se, e comecei a descer mantendo a linha em tensão porque não conseguia ver com exatidão o que se passava.

Ouvir um "granda robalão oh Dionísio" deixou-me mais aliviado :).

Pesado a olho andaria entre os 4,5 e os 5kg. Mandei-o ir pescar enquanto retirava os 3 triplos que vinham cravados, na esperança que se estreasse no spinning (já merece um bom peixe mas de certeza que virá um grande, gordo e será festejado mais efusivamente do que se fosse meu).

Foto da praxe no pesqueiro para recordação pessoal, como sempre faço, e enviada para outro Ricardo (pescador que conheci online, tornou-se um grande amigo e com quem partilho estes momentos de pesca), triplos retirados e peixe guardado.

Toca de insistir mais um pouco e pouco depois tenho mais 2 toques que não consegui concretizar numa ferragem.

Estava feita a jornada e ambos satisfeitos rumámos para mais uma caminhada até aos carros.

Pesagem feita no local e a que tinha feito a olho não fugiu muito. 5,180kg de peixe. Mais uma fotos e fizemos-nos à estrada que ainda havia peixe para guardar e material para limpar/arrumar.

Seguem algumas fotos:








Cana: Majorcraft Crostage Seabass Series CRK-902ML 10-30g
Carreto: Daiwa Ballistic EX 3000H
Multi: Spiderwire Stealth Code Red 0,17mm
Leader: Berkley Trilene 100% Fluor 0,43mm

Comentários

Mensagens populares